Falta de ar (dispneia)

A falta de ar, normalmente associada a doenças pulmonares, também pode fazer parte de doenças cardíacas como a insuficiência cardíaca congestiva, por exemplo. Como trata-se de uma doença relativamente comum, é necessário que sempre se considere como uma hipótese em pessoas com queixas de falta de ar.
Essa queixa costuma ser bem específica, sendo muito presente em atividades que exijam esforço físico. Com a progressão da doença essa falta de ar vai surgindo com esforços cada vez menores e pode chegar a ser presente até quando se está deitado (ortopneia).

Quando a dispneia pode ser insuficiência cardíaca?
A insuficiência cardíaca é quando o coração é incapaz de atender às demandas metabólicas do organismo, geralmente por problemas cardíacos estruturais que alteram a capacidade de oferecer oxigênio para o corpo. São diferentes sinais que manifestam essa insuficiência e que também pode estar relacionada a doenças que exijam mais do coração, como hipertireoidismo ou anemia.
O principal sintoma é a falta de ar e, inicialmente, se apresenta apenas diante de grandes esforços físicos, como subir uma escada. Mas progressivamente essa falta de ar vai surgindo na realização de atividades pequenas, como varrer a casa ou tomar banho, por exemplo. Nesses casos já é necessária uma atenção maior e a procura por uma cardiologista, para averiguar o sintoma.
Com a progressão da doença, o funcionamento do coração torna-se mais e mais insuficiente, causando dificuldades até na hora de dormir. Outros sintomas como tosse seca, cansaço excessivo e inchaço nos membros inferiores podem surgir.

Abrir Chat
Olá,
Como podemos lhe ajudar?