Prolapso da válvula mitral

Doença da valva mitral é quando a válvula fica desalinhada no coração e, por causa disso, seu papel (deixar o sangue passar na direção do ventrículo esquerdo, sem voltar) se torna comprometido. O prolapso é uma das principais causas de insuficiência da valva mitral e, geralmente, os pacientes que possuem essa condição são portadores da síndrome de Barlow.
Para esses pacientes, um acompanhamento periódico com a cardiologista é imprescindível. Devido às diferentes manifestações clínicas, o tratamento deve ser personalizado.

Causas do prolapso da válvula mitral
Genética;
Crescimento anormal das cúspides (pregas) da valva mitral;
Alteração secundária de outras cardiopatias;
Associação à doenças do colágeno, como a síndrome de Marfan

Sintomas
A maioria dos pacientes são assintomáticos, mas em outros casos podem estar presentes sintomas como:
Palpitação;
Dor torácica;
Falta de ar;
Dificuldade na respiração, tonturas ou desmaios;
Desconforto na região do peito.
Em alguns casos os pacientes podem apresentar também sintomas psíquicos, como ansiedade, depressão ou síndrome do pânico.

Tratamento
O diagnóstico é feito pela análise do histórico do paciente. Em casos de insuficiência da valva mitral, a cardiologista pode auscultar um sopro de regurgitação mitral, bem característico. O ecocardiograma é pedido para confirmação, além de exames complementares.
Em casos leves, o paciente apenas precisa seguir recomendações, mas sem a necessidade de medicamentos. Já em casos mais graves, é necessário um acompanhamento cardiológico e tratamento para as consequências geradas pelo prolapso. Em situações com sintomas que demonstram insuficiência cardíaca congestiva, arritmia, comprometimento da função cardíaca, dentre outros, o tratamento intervencionista pode ser indicado. Mas é sempre importante destacar que cada caso é único e a conduta adotada depende da gravidade do paciente.

Abrir Chat
Olá,
Como podemos lhe ajudar?