Problemas de coração: saiba como identificar os primeiros sinais
Problemas de coração, normalmente, soa como algo assustador. E não é para menos, visto que trata-se de um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Mas também é muito comum confundir os sinais de alterações cardíacas com outras doenças, pois são semelhantes mesmo. Então, você sabe como identificar quando é ou não um problema cardíaco? Nesse artigo vamos esclarecer um pouco essa questão. Boa leitura!
Como funciona o coração?
O coração é um órgão muscular cuja função é bombear sangue para o organismo. Quando a pessoa respira, o coração transporta o sangue rico em oxigênio para todo o corpo, pelo lado esquerdo. E o sangue rico em gás carbônico retorna ao coração pelo lado direito e então acontecem novamente as trocas gasosas com os pulmões. É um processo que acontece de forma contínua, inúmeras vezes ao longo do nosso dia, sem que percebamos.
Quando existe alguma alteração nesse órgão, seu funcionamento fica prejudicado e essa irrigação sanguínea não acontece de forma correta. Por isso é extremamente necessário mantermos uma atenção especial à saúde do coração.
Quais os principais problemas de coração que existem?
Antes de mais nada, precisamos reforçar que um coração doente não bombeia sangue corretamente para as estruturas do corpo. Logo, muitas outras funções acabam prejudicadas e podem causar inúmeras outras condições de saúde. Dentre os principais problemas de coração, podemos destacar:
Infarto agudo do miocárdio – quando o fluxo de sangue é interrompido nesse músculo, por períodos longos;
Insuficiência cardíaca – acontece quando o coração não consegue bombear sangue novo para o corpo;
Arteriosclerose – endurecimento e estreitamento das artérias que prejudicam o fluxo sanguíneo;
Endocardite – tipo de infecção no músculo interno que reveste o coração;
Cardiomiopatia – condição em que o coração fica inflamado e inchado, bombeando de forma fraca o sangue.
Esses são apenas alguns dos problemas de coração que podem surgir, mas todos merecem especial atenção por sua possível gravidade.
Principais sinais de que algo pode não estar tão bem com seu coração
Basta uma dor no peito para alguém soltar a frase “estou com dor no coração”. Mas como você já deve ter visto alguma vez na vida, “dor no coração” pode ser até mesmo excesso de gases, por mais esquisito que isso pareça. Então como identificar uma dor que revele uma questão cardíaca?
Bom, as dores relacionadas ao coração tem características mais específicas:
Sensação de aperto no peito;
Dor que se espalha pelo corpo, costas, abdômen e lado esquerdo;
Acompanhada de sensação de desmaio, falta de ar e náusea.
Além disso, dependendo da condição é possível que a pessoa manifeste outros sintomas. Por exemplo: tosse seca persistente, suor frio, pernas inchadas, cansaço excessivo, mesmo em repouso, dentre outros. Ao persistir esse tipo de sintoma, você deve procurar um auxílio médico.
E é claro que se você tem histórico de doenças cardíacas na família, toda atenção será necessária. Dessa forma, o melhor mesmo é manter um acompanhamento de tempos em tempos com uma cardiologista que avaliará em geral a saúde do seu coração.
E não esqueça: ao identificar esses sinais mais claros de que a dor trata-se de uma causa cardíaca, busque uma emergência o mais breve possível.