Existe uma série de alimentos que protegem o coração, especialmente se combinados a uma rotina saudável, com prática regular de atividades físicas, sono bem regulado e controle do estresse.

Mas você pode estar se perguntando: quais são esses alimentos que protegem o coração? Os alimentos que ajudam a manter o seu coração saudável são aqueles ricos em substâncias antioxidantes, fibras e gorduras de boa qualidade, o famoso colesterol bom.

Portanto, neste artigo, irei falar sobre alguns desses alimentos que protegem o coração. Leia até o final e aplique na sua vida. Acredito que não irá se arrepender.

Azeite de Oliva Extravirgem

O azeite de oliva extravirgem é uma ótima opção para temperar sua salada ou até em algumas carnes, massas e molhos. Ele é rico em gorduras boas e antioxidantes, ou seja, ajuda a reduzir o colesterol ruim. Portanto, ele ajuda a melhorar a circulação sanguínea, prevenindo o entupimento dos vasos.

Vinho tinto

Aproveitando o clima do inverno, nada melhor que uma tacinha de vinho à noite, antes de dormir. Além disso, o vinho tinto é rico em um antioxidante chamado resveratrol. Essa substância ajuda a melhorar os níveis de colesterol, reduzir inflamações e evitar doenças cardíacas.

Mas não exagere. Recomendo que você tome uma taça por dia.

Sardinha, atum e salmão

Juntando essa dica aqui com as duas anteriores você pode preparar um ótimo e saudável jantar. Sardinha, atum e salmão, entre outros peixes de água salgada, são ricos em ômega-3. Deste modo, ajudam a regular os níveis de colesterol e a prevenir o entupimento dos vasos sanguíneos. Além disso, reduzem os níveis de inflamação no organismo. Recomendo que você inclua esses peixes na sua alimentação em torno de 3 vezes por semana.

Chocolate amargo

Sentiu falta da sobremesa? Então, aqui está. Sim, o chocolate amargo faz bem para o seu coração quando ele tem mais de 70% de cacau em sua composição, porque o cacau agrega gorduras boas e antioxidantes no chocolate. Em vista disso, você pode comer cerca de 3 quadradinhos de chocolate amargo por dia, ou seja, mais ou menos 30 g.

Alho

Vamos falar sobre mais alguns alimentos que protegem o coração: o alho é uma ótima opção para temperar suas refeições. Além disso, é muito benéfico para o seu organismo, incluindo o seu sistema cardiovascular.

Os principais benefícios cardiovasculares do alho são manter a saúde dos vasos sanguíneos durante o envelhecimento e ajudar no controle da diabete e do colesterol. Além do mais, ele ajuda a prevenir câncer de próstata e atua como antifúngico.

Linhaça

Eis aqui um alimento rico em ômega-3 e fibras. Portanto, a linhaça é um alimento que ajuda a regular o colesterol, a melhorar a circulação sanguínea e reduzir inflamações no organismo.

A melhor forma de consumir linhaça é em forma de farinha ou suplementação com cápsulas com óleo de linhaça, já que o organismo não consegue digerir a semente inteira.

Tomate

O tomate é ótimo para usar em cozidos, molhos ou em uma saladinha de acompanhamento; e dá até para fazer suco. Além dessa versatilidade, é um alimento muito saudável. Ele é muito rico em licopeno, especialmente quando o tomate é aquecido. O licopeno é um poderosíssimo antioxidante para o organismo. Ele melhora a circulação sanguínea, ajudando a prevenir problemas graves, como câncer e entupimento dos vasos.

O que evitar?

Eu dei aqui algumas dicas de alimentos que protegem o coração, mas é sempre bom lembrar o que é bom evitar para alcançar esse mesmo objetivo. Por isso, evite alimentos ricos em açúcar, farinhas brancas e gorduras ruins. Alguns exemplos são: bolos, pães brancos, embutidos, salgadinhos e doces.

Além disso, existem alguns medicamentos que afetam o bom funcionamento do seu coração, especialmente se utilizados por muito tempo. Alguns exemplos são os anticoncepcionais e os anti-inflamatórios. Portanto, evite esses medicamentos e utilize-os somente com prescrição e acompanhamento médico.