Insuficiência mitral

A válvula mitral é a estrutura do coração que separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo e é essa válvula que tem o seu funcionamento alterado não insuficiência mitral. Quando ela não se fecha corretamente, pode causar um regurgitamento do sangue para as câmaras esquerdas do coração e, com isso, o restante do corpo não recebe a quantidade de sangue (com oxigênio e nutrientes) de forma tão eficaz, causando sintomas como cansaço, por exemplo. A sobrecarga de volume dentro das câmaras do coração pode acabar causando uma insuficiência cardíaca.
Principais causas na Insuficiência mitral
As causas consistem em situações que podem prejudicar a válvula mitral. Entre as principais estão:
Causas degenerativas;
Doenças cardíacas reumáticas;
Prolapso da válvula mitral;
Cardiomiopatias;
Endocardite infecciosa;
Defeitos congênitos, dentre outras.

Sintomas
A doença é silenciosa em seu início, mas com o passar do tempo ela vai se agravando e pode causar sintomas de insuficiência cardíaca. Os principais sinais são:
Falta de ar que piora durante esforço físico ou ao deitar-se (presença de tosse nesses casos também);
Cansaço excessivo e persistente;
Sensação de coração acelerado;
Inchaço de pés e tornozelos;
Fluxo sanguíneo turbulento – sopro.

Tratamento
O diagnóstico é feito clinicamente e pela ausculta de um sopro característico. Além do mais, outros exames podem servir de auxílio para o correto diagnóstico, uma vez que os sintomas apontem para insuficiência cardíaca. O tratamento, em casos ligeiros, não é necessário. Mas para casos mais graves, com o desenvolvimento progressivo de sintomas, podem ser administrados medicamentos, corrente elétrica (para os pacientes que desenvolvem fibrilação auricular) ou tratamento cirúrgico, mas tudo depende da avaliação e do grau da doença.

Abrir Chat
Olá,
Como podemos lhe ajudar?