Estresse prejudica o coração
Estresse prejudica o coração e isso todo mundo sabe. Mas quais as razões, para essa reação natural do nosso corpo, fazer tão mal para o coração? Nesse blog vou te explicar um pouco melhor sobre isso
O que é o estresse?
À primeira vista, o estresse parece uma das coisas mais comuns do mundo, até porque todos nós já vivemos uma situação assim. No entanto, essa reação, a princípio normal do nosso organismo, está se tornando cada vez mais grave em nossa vida. E é por isso que surge a preocupação sobre o quão mal pode fazer à saúde do coração.
O estresse é, como já dito antes, uma reação natural do nosso organismo, frente a situações adversas. Por exemplo, quando estamos diante de um perigo, é normal que o nosso corpo entre em alerta. Isso acontece para que seja mais fácil fugir ou atacar, se for necessário. Para isso, acontecem alterações biológicas, físicas e emocionais, como liberação de hormônios e outras substâncias.
Em situações de real perigo, essas alterações em nosso corpo têm seu propósito e funcionalidade. Mas em uma vida cheia de situações de estresse, essas alterações se acumulam no organismo e acabam fazendo mal ao coração. Alguns dos sintomas de estresse crônico são:
- Dor de cabeça;
- Distúrbios do sono;
- Constipação;
- Irritabilidade;
- Falta de energia;
- Distúrbios do humor;
Propensão ao desenvolvimento das mais diversas doenças, incluindo doenças cardíacas.
Dessa forma, você pode ver que, principalmente na atualidade, o estresse prejudica o coração porque não está tão normal assim.
Como o estresse prejudica o coração?
Antes de tudo, em situações que desencadeiam o estresse, o organismo libera hormônios específicos (adrenalina e noradrenalina) como defesa. Isso faz com que aconteça uma redução do calibre dos vasos sanguíneos, aumento da pressão e da frequência cardíaca, além do espasmo das artérias coronárias. São os chamados hormônios do estresse.
Principalmente quando acontece de forma muito seguida e repetida, essa liberação dos hormônios sobrecarrega o coração. Ao passar dos limites do órgão, esse estresse gerado pode culminar em um infarto do miocárdio, podendo ser fatal.
Como fugir desse importante fator de risco?
Antes de mais nada, sabendo que trata-se de um fator de risco, podemos encontrar meios de preveni-lo. Fugir das situações de estresse é extremamente necessário para quem quer ter um coração saudável. Algumas dicas para isso são:
- Tenha um tempo para meditação, que pode ajudar muito. Encontre uma forma de desacelerar, de se desligar dos problemas.
- Tente evitar o acúmulo de informações, principalmente antes de dormir. Uma boa dica é diminuir o tempo de redes sociais, pois ali as telas correm e, sem percebermos, nosso cérebro acelera.
- Na medida do possível, evite bebidas alcoólicas, pois são estimuladoras do estresse.
- Evite o cigarro e qualquer forma de tabagismo.
- Mantenha um tempo para você e suas atividades pessoais, todos os dias. Esse tempo é necessário para que você consiga desacelerar e focar mais na sua saúde.
- Não deixe para marcar uma consulta com sua cardiologista de última hora. Agende, tire suas dúvidas e partilhe sobre seu nível de estresse. Ela saberá lhe orientar, para que sua saúde seja potencializada.
Em resumo, não deixe que o estresse seja esse vilão silencioso que leva sua saúde embora, pouco a pouco. Perceba ele nos seus dias e trate-o. Cuide do seu coração. Aproveite e leia os outros artigos do blog, pois é sempre bom aprimorar os conhecimentos.