Hipotensão postural (tontura)

A hipotensão postural acontece quando a pressão do indivíduo cai bruscamente ao se levantar. Isso acontece porque, por ação gravitacional, o retorno do sangue para o coração é reduzido. Nosso corpo possui mecanismos próprios que ajudam nesse retorno e, quando eles falham imediatamente ou quando tornam-se, pela idade avançada, mais lentos ou danificados, essa hipotensão acontece.

Ela em si não significa um grande problema, mas as consequências de um episódio assim podem ser mais graves. Isso porque, pode causar desmaio, com queda, traumatismo craniano, fraturas, dentre outros.

Fatores que podem contribuir para um episódio de hipotensão postural
A hipotensão postural é muito comum e surge, na maior parte dos casos, por fatores externos, como desidratação, altas temperaturas, medicamentos, dentre outros. Mas em pacientes que já possuem alguma comorbidade, ela pode ser um sinal e merece atenção. Algumas situações que podem causar um episódio desses são:
Gestação;
Hipovolemia;
Desidratação;
Jejum por longos períodos;
Mudança repentina de altitude;
Idade avançada;
Exposição a altas temperaturas;
Doenças neurológicas, alérgicas ou cardíacas;
Distúrbios de alimentação, dentre outros.

Sintomas
Esses sintomas surgem a partir de uma pressão de 90/60. São eles: sensação de fraqueza, visão turva, náusea, cansaço excessivo, sonolência, sudorese fria, dor de cabeça e desmaio.

Tratamento
O tratamento depende do que está causando a hipotensão postural. Em situações não recorrentes e esporádicas, basta seguir algum desses passos:
Sentar o paciente ou deitá-lo e elevar as pernas;
Oferecer água gelada e evitar lugares mais abafados.
Se o paciente demorar a melhorar ou se esses episódios acontecerem seguidamente, o melhor é procurar um serviço médico e marcar uma consulta com uma cardiologista, para avaliar as possíveis causas da hipotensão de repetição.

Abrir Chat
Olá,
Como podemos lhe ajudar?